Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre faxineira, diarista e doméstica, principalmente na hora de contratar esses serviços. Afinal, qual é a melhor opção para cada caso? Quais são os direitos e deveres de cada profissional? Como calcular o valor a ser pago? Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esses três tipos de trabalho doméstico.

O que é uma faxineira?

Uma faxineira é uma profissional que realiza serviços de limpeza pesada em residências, escritórios ou outros locais. Ela pode trabalhar de forma avulsa ou fixa, mas geralmente não tem vínculo empregatício com o contratante. A faxineira costuma cobrar por hora ou por dia de trabalho, e não tem direito a benefícios como férias, 13º salário ou FGTS. A faxineira é responsável por levar seus próprios materiais e equipamentos de limpeza, e deve seguir as orientações do contratante sobre o que e como limpar.

O que é uma diarista?

Uma diarista é uma profissional que realiza serviços de limpeza leve em residências, escritórios ou outros locais. Ela também pode trabalhar de forma avulsa ou fixa, mas geralmente não tem vínculo empregatício com o contratante. A diarista costuma cobrar por dia de trabalho, e não tem direito a benefícios como férias, 13º salário ou FGTS. A diarista pode levar seus próprios materiais e equipamentos de limpeza, ou usar os do contratante, dependendo do combinado. A diarista deve seguir as orientações do contratante sobre o que e como limpar, mas também pode ter mais autonomia para organizar o ambiente.

O que é uma doméstica?

Uma doméstica é uma profissional que realiza serviços de limpeza e outros afazeres domésticos em residências, como cozinhar, lavar, passar, cuidar de crianças ou animais, etc. Ela tem vínculo empregatício com o contratante, e deve cumprir uma jornada de trabalho definida por lei ou por contrato. A doméstica tem direito a benefícios como férias, 13º salário, FGTS, INSS, vale-transporte, entre outros. A doméstica usa os materiais e equipamentos de limpeza do contratante, e deve seguir as orientações do mesmo sobre o que e como fazer as tarefas.

Quais são as principais diferenças entre faxineira, diarista e doméstica?

As principais diferenças entre faxineira, diarista e doméstica são:

– O tipo de serviço: a faxineira faz limpeza pesada, a diarista faz limpeza leve e a doméstica faz limpeza e outros afazeres domésticos.
– O vínculo empregatício: a faxineira e a diarista não têm vínculo empregatício com o contratante, enquanto a doméstica tem.
– Os benefícios: a faxineira e a diarista não têm direito a benefícios trabalhistas, enquanto a doméstica tem.
– Os materiais e equipamentos: a faxineira leva seus próprios materiais e equipamentos de limpeza, a diarista pode levar ou usar os do contratante e a doméstica usa os do contratante.
– A autonomia: a faxineira deve seguir as orientações do contratante sobre o que e como limpar, a diarista pode ter mais autonomia para organizar o ambiente e a doméstica deve seguir as orientações do contratante sobre o que e como fazer as tarefas.

Como escolher entre faxineira, diarista e doméstica?

Na hora de escolher entre faxineira, diarista e doméstica, você deve levar em conta alguns fatores, como:

– A sua necessidade: se você precisa de uma limpeza mais pesada ou mais leve, se você precisa de outros serviços além da limpeza, se você precisa de um serviço mais frequente ou mais esporádico.
– O seu orçamento: se você pode pagar por hora ou por dia de trabalho, se você pode arcar com os custos dos benefícios trabalhistas, se você pode fornecer os materiais e equipamentos de limpeza ou não.
– A sua confiança: se você conhece ou tem referências da profissional que vai contratar, se você se sente confortável em deixar a profissional sozinha na sua casa ou não, se você prefere ter uma relação mais próxima ou mais distante com a profissional.

Conclusão

Faxineira, diarista e doméstica são três tipos de profissionais que realizam serviços de limpeza e outros afazeres domésticos. Cada um tem suas características, vantagens e desvantagens, e cabe a você escolher o que melhor se adapta à sua necessidade, orçamento e confiança. Lembre-se de sempre respeitar os direitos e deveres de cada profissional, e de valorizar o trabalho dessas pessoas que cuidam do seu lar.