Se você trabalha como diarista ou está pensando em começar nessa profissão, é importante saber quais são as atitudes que podem prejudicar o seu desempenho e a sua reputação. Neste texto, vamos listar algumas coisas que uma diarista não deve fazer e explicar por que elas são prejudiciais. Acompanhe!

Não chegar no horário combinado

Uma das coisas mais importantes para uma diarista é ser pontual. Chegar no horário combinado com o cliente mostra que você é uma profissional séria e comprometida. Além disso, evita que você tenha que trabalhar com pressa ou deixe de fazer alguma tarefa por falta de tempo.

Se você tiver algum imprevisto que atrapalhe o seu deslocamento, avise o cliente com antecedência e peça desculpas pelo atraso. Se possível, tente compensar o tempo perdido trabalhando um pouco mais ou fazendo algo extra.

 

Não respeitar as preferências do cliente

Cada cliente tem as suas preferências em relação à limpeza da casa. Alguns gostam de usar produtos específicos, outros têm alergias ou restrições a certos cheiros, alguns querem que você limpe determinados cômodos ou objetos de uma forma especial, etc.

Por isso, é importante que você respeite as preferências do cliente e siga as orientações que ele te der. Não use produtos que ele não autorizou, não mexa em coisas que ele pediu para não mexer, não faça mudanças na organização da casa sem a permissão dele.

Não respeitar as preferências do cliente pode causar insatisfação, reclamações ou até mesmo a perda do serviço.

 

Não cuidar dos pertences do cliente

Outra coisa que uma diarista não deve fazer é ser descuidada com os pertences do cliente. Você deve tratar a casa e os objetos do cliente com cuidado e zelo, como se fossem seus. Evite danificar, quebrar, rasgar, manchar ou perder qualquer coisa.

Se acontecer algum acidente, seja honesta e avise o cliente imediatamente. Peça desculpas pelo ocorrido e se ofereça para reparar o dano ou pagar pelo prejuízo.

Não cuidar dos pertences do cliente pode gerar desconfiança, mágoa ou até mesmo processos judiciais.

 

Não manter a discrição

Uma boa diarista deve ser discreta e respeitar a privacidade do cliente. Isso significa que você não deve bisbilhotar a vida do cliente, abrir gavetas ou armários sem necessidade, ler documentos ou correspondências, mexer no celular ou no computador dele, etc.

Também significa que você não deve comentar sobre a vida do cliente com outras pessoas, seja com outros clientes, colegas de trabalho, familiares ou amigos. Você pode estar violando o sigilo profissional e expondo o cliente a situações constrangedoras ou perigosas.

Não manter a discrição pode causar desconforto, desrespeito ou até mesmo demissão.

 

Não se comunicar com o cliente

Por fim, outra coisa que uma diarista não deve fazer é se comunicar mal com o cliente. Você deve manter um canal de comunicação aberto e claro com o cliente, para tirar dúvidas, receber feedbacks, combinar horários, valores e formas de pagamento, etc.

Você também deve ser educada e cordial com o cliente, usando um tom de voz adequado e palavras respeitosas. Evite falar demais ou de menos, ser grosseira ou mal-educada, fazer piadas ou comentários inadequados, etc.

Não se comunicar bem com o cliente pode causar mal-entendidos, conflitos ou insatisfação.

 

Conclusão

Ser uma diarista é uma profissão digna e importante, que exige dedicação e responsabilidade. Para se destacar nesse mercado e conquistar a confiança dos clientes, é preciso evitar algumas atitudes que podem prejudicar o seu trabalho e a sua imagem.

Neste texto, listamos algumas coisas que uma diarista não deve fazer e explicamos por que elas são prejudiciais. Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar o seu desempenho e a sanar as dúvidas de quem faz essa pergunta na internet.