Organize sua casa durante e após a reforma

Se você vai passar por uma reforma, é importante ter diversos tipos de cuidados para conseguir manter a sua casa mais organizada e livre de sujeiras que podem ocasionar desconfortos no dia-a-dia.

A verdade é que não tem como escapar, já que sempre quando fazemos uma reforma temos que lidar com diversos tipos de problemas, como muito barulho, muita circulação de pessoas, e é claro, a casa nunca fica 100% limpa, mesmo que você se esforce.

Sempre há alguma sujeira nova que precisa ser limpada. Por isso saber como organizar sua casa durante e após este período é ideal para você conseguir lidar com a demora da reforma da melhor maneira.

Se prepara que vamos lhe dar algumas dicas para organizar sua casa durante e após a reforma para você não ter dor de cabeça, não perca tempo, e confira as nossas dicas a seguir:

Obra em casa causa muita sujeira

Obra em casa causa muita sujeira

O que fazer durante a reforma

Para facilitar, vamos começar falando sobre o que fazer durante a reforma, para conseguir manter sua casa organizada da melhor forma possível.

1-Providencie o local do lixo

Para ajudar na hora organizar a casa durante uma reforma é necessário que você tenha um local especifico para colocar a lixeira.

Estar presente na casa com lixos espalhadas por diversos cantos pode ser bem desconfortante.

Por isso é importante que até antes mesmo da reforma dar início você já tenha especificado um local para onde será jogado todo o entulho.

Isto fará com que não fique um monte de lixo espalhado pelo ambiente.

2- Opte por papéis de parede

Quer algo simples, prático e que custa barato?

Com os papéis de parede você não irá mais ter que se preocupar com a bagunça que normalmente os pinceis e lixas causam.

Portanto, se planeja realizar uma pintura, optar por papéis de parede pode ser muito mais viável na hora de reformar a casa ao mesmo que mantém sua organização.

Um papel de parede você consegue adquiri-lo e aplicá-lo até mesmo sem sair de casa. É possível encontrá-lo de diversos estilos e padronagens, há diversas cores para escolher.

Para realizar sua aplicação é bastante simples e muito rápida.

Desta maneira, além de conseguir organizar sua casa durante a reforma também irá economizar muito tempo e é claro, um bom dinheiro.

3- Plásticos podem ajudar

Se existe uma coisa que não pode ser evitada quando se está reformando a casa, sem dúvidas é a poeira, e é por isso que, para reduzir o problema, a utilização de plásticos é essencial.

No momento da reforma é importante que os móveis do lar estejam bem protegidos, não só devido a poeira, mas também para que sejam evitados possíveis estragos.

Colocar plásticos para cobrir os móveis é ideal para que os mesmos fiquem protegidos da poeira.

Portanto, retire do local onde ocorrerá a obra, tudo o que você conseguir para que os itens mais importantes possam ficar bem protegidos.

Você não pode se esquecer de cobrir também as portas e frestas com o uso de um pano úmido, evitando que a poeira ultrapasse de um local para outro.

4-Vá com calma

Se há muitas áreas em sua casa que precisa de uma reforma, é importante ter calma e não fazer tudo de uma única vez.

Ao invés disso, divida a obra em várias etapas. Caso faça tudo de uma vez irá passar por diversos incômodos durante o seu dia, não podendo utilizar o banheiro normalmente, ou até mesmo dormir em um quarto empoeirado por tudo estar em uma reforma.

5-Esteje preparado

Pode parar difícil, mas imprevistos sempre acontecem, e é por isso que é importante ter sempre um plano B.

Muita coisa pode acontecer, como por exemplo, um problema de infiltração vim à tona, um cano furar e precisar chamar um encanador, etc.

Independentemente do que pode ocorrer é sempre interessante ter um dinheiro guardado para conseguir lidar bem com esses imprevistos, caso o mesmo venha a surgir.

Como organizar sua casa após a reforma

Quando a reforma acaba, chega o momento de finalmente fazer uma limpeza geral e deixar tudo em ordem.

De certo modo a limpeza se torna mais fácil nesse momento, já que não haverá mais barulhos, mais sujeiras se espalhando pelos cantos todos os dias.

No entanto, por outro lado você terá que enfrentar um longo trabalho pela frente até poder desfrutar dos benefícios da reforma.

Confira abaixo algumas dicas que você pode utilizar para organizar sua casa mais facilmente quando chegar esse momento.

1-Separe o necessário para a limpeza

O primeiro passo é já ter separado ou definido os materiais necessários para a limpeza. Isso porque alguns tipos de itens precisam de produtos mais específicos.

É normal dependendo do tipo de reforma que haja manchas de tintas, nestes casos é necessário que você procure por solventes de tinta.

Fácil de encontrar em qualquer loja que vende materiais específicos para pintura.

Lembre-se de seguir todas as recomendações prescritas na embalagem para que dê tudo certo.

As louças podem ficar com algum tipo de cola grudada, para isso você pode utilizar, por exemplo, um tipo de removedor de plástico especifico para remover a cola.

É sempre importante evitar o uso de qualquer tipo de remover cortante, pois estes oferecem um grande risco de acabar riscando a louça.

Contrate uma empresa de Limpeza pós-Obra

2-Tire todo o entulho

Após já ter cumprido o primeiro passo, agora é a hora de começar a retirar todos os lixos que ficaram pela casa durante o período de reforma.

Você já pode tirar todos os plásticos ou protetores que foram utilizados para evitar o acúmulo de sujeira. Mas lembre-se sempre de tirar os plásticos cuidadosamente para evitar que toda a poeira caia no chão ou até mesmo nas paredes, fazendo com que você tenha que limpa-las logo depois, ou seja, será muito mais trabalhoso para você.

Entulho

Entulho

3-Comece pelo básico

Quando for começar a limpeza é ideal que comece limpando pelos fundos até a frente da casa, isto tornará a limpeza mais eficiente, já que desta forma você não precisará pisar de novo nos locais onde já foram limpados.

Isto serve tanto para quem mora em uma residência comum ou apartamento, boa sorte.