O casamento católico está cheio de tradições honradas, mas é mais do que apenas alguns versículos bíblicos e um padre oficializando.  Com tantos costumes e complexidades baseados na fé, é fácil se perder um pouco se você não estiver familiarizado com os roteiros religiosos.

Felizmente, há certos elementos que você verá várias vezes. Agora, se você é uma futura noiva ou convidada de um casamento, você saberá exatamente o que esperar quando se sentar naquele banco.

 

  1. A Procissão

Primeiro, o noivo e o padrinho entram pelo lado da igreja. Em seguida, as madrinhas e padrinhos escoltam um ao outro até o altar, seguidos pela dama de honra, que entra sozinha. E por último, mas certamente não menos importante, a noiva e seu pai (ou outro membro masculino da família) fazem sua grande entrada. Há uma segunda opção onde os noivos entram na igreja com seus acompanhantes e o padre, juntos ou com seus respectivos pais.

 

  1. Saudação do Padre

O padre cumprimenta os convidados do casamento e convida todos a participar em cantar um hino de abertura (ou canção), geralmente “Gloria”. Uma vez completa, o padre fará uma oração de abertura para os recém-casados. A assembleia permanece em pé desde a procissão através do hino e oração de abertura. Uma vez que o padre tenha terminado, eles podem se sentar.

 

  1. Liturgia da Palavra

A Liturgia da Palavra é composta por várias leituras recitadas pelo padre ou amigos ou familiares designados pelo casal. Começa com a leitura de uma passagem do Antigo Testamento. Muitas vezes, os casais escolhem uma leitura do livro de Gênesis, que contém a história da criação de Adão e Eva. Em seguida, o cantor e toda a congregação falarão ou cantarão do Livro dos Salmos.

Salmos responsais são a reação da congregação à palavra de Deus, com o cantor cantando os versos e a congregação cantando as respostas (essencialmente o refrão). Isso é seguido por um amigo ou membro da família lendo do Novo Testamento e o padre recitando uma passagem de um dos Evangelhos. Após as leituras está a homilia onde o padre refletirá sobre as leituras e o casamento. A assembleia se levanta apenas para o evangelho e permanece sentada para todas as outras leituras.

 

  1. Rito do Casamento

Estes são os votos. Eles servem como uma declaração de intenção e consentimento por cada entidade que recebe os ritos matrimoniais. O casal pode memorizar e recitar os votos um para o outro, ler os votos do livro, ou fazer com que o padre os leia e respondam com “eu aceito”.

As palavras podem variar de igreja para igreja, mas elas tendem a seguir um padrão semelhante. Alguns padres podem permitir que os casais escrevam seus próprios votos ou adicionem algumas linhas às tradicionais. A assembleia permanecerá de pé durante todo o rito do casamento, ou troca de votos, e a conseguinte cerimônia do anel.

 

  1. Cerimônia do Anel

Após os votos, os anéis serão trocados, e o padre os abençoará como símbolos de amor e fidelidade. Cada parceiro, então, deslizará o anel para o dedo anelar de seu recém-cunhado cônjuge, completando a cerimônia. Alguns costumes regionais também incluem a troca de moedas, ou las arras matrimoniales.