Os erros são naturais na vida humana e se é impossível fugir deles, porém, cometer erros na hora de decorar a sua residência poderá ser algo que irá lhe resultar em um bom prejuízo mais aquela dor de cabeça com reformas inesperadas. Sabemos que decorar uma casa nem sempre é algo fácil e simples, existem tantas opções de cores, móveis, artigos decorativos, entre outros, tudo pronto esperando para fazer parte de sua residência, e todo esse mar de possibilidades pode fazer com que você acabe se perdendo na decoração.

Por sorte, diferente de outras situações da vida que não existe um manual que você possa seguir para não cometer erros, este artigo está aqui para lhe salvar, listando alguns dos principais erros de decoração para não cometer em sua residência e algumas dicas para você não errar na decoração de sua casa, siga conosco.

 

Erros de decoração 

Diversos são os fatores que podem ser responsáveis por um possível erro de decoração de sua residência, falta de planejamento, a compra de um imóvel errado, iluminação muito baixa ou alta, acabamentos, cores, entre tantos outros. Inicialmente pode-se até parecer fácil escapar desses erros, porém, as vezes eles estão nos detalhes e passam despercebidos. Confira os principais erros de decoração e fuja dos mesmos.

  • Planejamento:

Um dos principais erros cometidos na hora de se decorar uma casa é a falta de planejamento; muitas vezes a emoção e empolgação da decoração pode fazer com que você compre vários artigos e vá apenas os distribuindo pela residência, sem antes fazer um estudo sobre o que cada cômodo precisa.

 

  • Manutenção dos móveis:

A falta de manutenção dos móveis faz total diferença no clima e decoração de uma casa, cuide e mantenha os mais diversos objetos em bom estado e preservados, concerte aquele sofá rasgado, faça uma limpeza no cômodo, renove a pintura das paredes, etc.

 

  • Misturar estilos:

Como já citado, decorar uma residência lhe coloca em um mar de muitas possibilidades, lhe deixando aberto ao grande erro de acabar misturando os mais diversos estilos decorativos, estilos esses que não conversam entre si e apenas irão poluir o cômodo; você pode misturar alguns estilos, mas certifique-se de que eles possuam uma harmonia e irão se completar no ambiente.

 

  • Cores:

A escolha das cores também é importante, assim como cores neutras podem deixar o ambiente monótono, ambientes com muita informação de cores poderá deixar o ambiente carregado e com um excesso de informações, por isso, estude as melhores opções de paletas de cores para cada cômodo de uma residência.

 

  • Iluminação como segundo plano:

A falta de planejamento pode fazer com que a iluminação fique em segundo plano, a pessoa acaba tão animada para comprar os mais diversos móveis e artigos decorativos que esquece de pensar na iluminação adequada para cada ambiente da casa, lembre-se que uma boa iluminação também faz parte da decoração e é capaz de valorizar todo um cômodo e a falta dela pode anular completamente todo o seu trabalho.

 

O que não usar na decoração da casa? 

Existem alguns artigos que apesar de inicialmente poderem parecer uma boa ideia, podem acabar trazendo mais prejuízos do que ganhos para sua decoração, confira:

  • Paletes e madeiras:

Muitas pessoas tentam por reaproveitar paletes, caixas e madeiras que podem ser encontradas descartadas na rua, não que seja impossível fazer o aproveitamento do mesmo, porém, tenha cuidado com o material que encontrar, a madeira é um material poroso e um local perfeito para a presença de fungos, mofos e insetos. Caso encontre tais materiais em um bom estado e o decida levar para casa certifique-se de o tratar antes de incluir na sua decoração, passe uma lixa e aplique seladores de madeiras.

 

  • Plantas sobre sofás e camas:

As plantas são ótimos itens decorativos, isso é inegável, porém, jamais as posicione sobre suas camas e sofás da residência, lembre-se que naturalmente ela irá trocar de folhas e ainda será necessário que você a regue cotidianamente, como irá fazer isso sem que resquícios de água acabem por cair encima dos móveis?

 

  • Posicionar a cama na janela:

Caso você seja uma pessoa com problemas respiratórios como a rinite por exemplo, posicionar a cabeceira de sua cama próximo a janela será uma grande dor de cabeça.

O que não fazer

O que não fazer

Erros de decoração que fazem sua casa parecer menor 

Se você mora em um apartamento ou possui uma casa menor, tudo o que você menos precisa é que seu estilo de decoração faça com que ela pareça ainda mais apertada não é mesmo? Confira os erros de decoração que podem fazer com que sua casa pareça menor.

  • Usar cores muito fortes em ambientes pequenos;
  • Pisos com muita estampa;
  • Móveis grandes demais que ocupem muito espaço no local;
  • Tampar janelas e entradas de iluminação, deixando o ambiente escuro;
  • Exagerar no uso de espelhos na tentativa de dar amplitude ao ambiente;
  • Adotar o maximalismo e distribuir muitos móveis e objetos pelo ambiente.

 

Como não errar na decoração da casa?

Okay, você aprendeu muitos exemplos dos erros mais comuns na hora de decorar sua residência e agora já sabe que não deve comete-los, porém, qual a solução? Como acertar na hora de decorar? Para isso, siga a pequena lista logo a baixo.

 

  • Planejamento:

Planejamento é a palavra-chave, uma boa decoração começa com um bom planejamento e conhecimento de sua própria residência, entendendo as necessidades de cada cômodo e fazendo investimentos mais certeiros naquilo que você realmente precisa.

 

  • Inove: 

O que você mais vai encontrar na internet são dicas de decoração perfeitas que deverá seguir a risca, porém, aproveite aquilo que você já possui em sua residência, não precisa descartar tudo e começar do zero, as vezes pequenos detalhes podem fazer a diferença e renovar todo o seu lar; troque a decoração, mude tapetes, almofadas, renove a pintura das paredes ou até mesmo invista num bom papel de parede paras as mesmas, os papeis de parede são uma excelente opção para dar aquele toque único e especial em sua residência, procure por uma loja de papel de parede em Curitiba ou na sua região e veja as mais diversas opções que podem se adequar em sua casa.

 

  • Estilo: 

Entenda seu estilo de decoração e siga o mesmo, lembre-se que não é impossível fazer uma combinação entre os diferentes estilos de decoração, porém é necessário que tal mistura seja feita com consciência; caso você não saiba qual é seu estilo de decoração poderá procurar por testes na internet que poderão lhe ajudar.