Como dar uma repaginada nos móveis antigos

Com o passar do tempo, os móveis vão se desgastando e começam a ficar antigos ou com algum problema, não servindo mais como antigamente.

Uma alternativa muito simples e interessante para economizar dinheiro na compra de móveis novos, é optar pela restauração dos que você já possui, deixando-os com uma aparência renovada, com mais brilho e sem nenhum tipo de defeito.

Adquirir móveis usados também podem ser uma das opções para você, e restaura-lo nesses casos também é de fato muito viável.

Optando por esta opção você mesmo pode seguir algumas dicas para conseguir renovar a aparência dos móveis e deixá-los de cara nova.

Se você gosta de colocar a mão na massa separamos umas dicas que podem ajuda-lo nesta missão, que podem ser conferidas ao longo do texto abaixo:

Como Dar Uma Repaginada nos Móveis

Como Dar Uma Repaginada nos Móveis

Os primeiros passos

O primeiro passo que você precisa dar em busca de reformar seu móvel, é o de listar os materiais que serão necessários.

Esta lista é importante até mesmo para evitar que você esqueça de alguma ferramenta essencial.

Você deve sempre, com o auxílio da lista, fazer a separação dos materiais antes de iniciar o processo.

Alguns dos itens que você pode precisar para incluir como materiais, são:

  • Cola especifica para madeiras;
  • Lixas e pincéis;
  • Verniz;
  • Tinta para madeira;
  • Pano úmido;

Para facilitar na hora de definir os materiais busque analisar o móvel para verificar tudo o que irá ser necessário fazer durante o processo de reforma.

Preparação do móvel

Quando for começar a sua restauração é importante que antes faça a desmontagem da peça com muito cuidado, retirando da mesma todos os acessórios.

Como por exemplo, as dobradiças, puxadores ou qualquer outra região do móvel que seja removível.

Em seguida, limpe o item de forma adequada, fazendo o uso de flanela macia, álcool e um pouco de água, a fim de reduzir a sujeira que foi acumulada ao longo do tempo.

Para a remoção dos vernizes ou tinta antiga, lixe com uma lixa bem fina até que o móvel fique bem liso.

Com a tinta de madeira preparatória em mãos, aplique a primeira camada na mesma.

Use uma tinta esmalte para pintá-lo, aplicando a tinta sempre em um único sentido com um pincel. Escolha a cor de acordo com sua preferência pessoal.

Dê uma segunda mão de tinta para garantir um melhor acabamento.

Faça uma análise

Verifique quais são os defeitos ou problemas do seu móvel que precisam ser restaurados antes de dar início aos procedimentos.

Realize uma pintura

Há vários tipos de procedimentos para realizar o acabamento com a tintura que você deseja.

Uma boa escolha para pintar é optar pela laca fosca, quando deseja que seu móvel ganhe a aparência de novo.

Para realizar um bom acabamento você irá precisar de itens como um compressor e pistola de tinta.

Como fazer a pintura do móvel com a laca?

Os passos para fazer a pintura são bastante simples, mas você deverá realiza-los com cuidado sem pular nenhuma etapa do procedimento para que tudo fique perfeitamente certo.

  • Utilize uma lixa para lixar bem o móvel, até que o mesmo fique bem liso;
  • Limpe-o com o auxílio de um pano úmido para remover qualquer acúmulo de sujeira;
  • Faça o uso do solvente e primer (que devem ser misturados conforme todas as orientações recomendadas pelo fabricante, depois aplique a mistura utilizando uma pistola de tinta;
  • Lixe novamente o seu móvel, desta vez utilizando uma lixa fina, nº 320, para deixa-lo bem lisinho e realize a limpeza novamente com um pano;
  • Aplique a mesma mistura anterior na peça;
  • Faça a diluição da laica que será aplicada na peça, aplicando no móvel com uma pistola seguindo todas as instruções do fabricante. Realize este procedimento com cuidado para a laica não escorrer.
  • Espere até que seque para lixar a peça novamente e dar outra mão da laca.
  • Após a secagem, aplique a cera e faça o polimento;

Como remover os acabamentos

Na hora em que for remover os acabamentos é necessário identificar com qual é o tipo de material do seu item.

Para descobrir basta aplicar álcool desnaturado em um pano e esfrega-lo contra o móvel e verificar o resultado: caso ele fique pegajoso e soltar um pouco da cor, é porque o tipo de acabamento dele é a cera, caso não ocorra, então o mesmo é envernizado.

Para remover cada um desses dois tipos de acabamentos é preciso recorrer a procedimentos que envolvem materiais diferentes, você pode conferir melhor logo abaixo:

Remoção do aço: Para fazer a remoção do aço aplique um removedor de cera o esfregando no sentido dos veios com a ajuda de uma palha de aço.

Remoção do acabamento de verniz: Aplique na madeira um decapante químico e deixe-o descansar por até 20 minutos. O que restar, retire com o auxílio de uma espátula.

Polimento do móvel

Após a remoção dos acabamentos, é hora de polir.

Use um algodão úmido com diluente para verniz passando pela madeira, a fim de eliminar qualquer gordura que ainda pode estar presente no móvel.

Quando o diluente secar, use uma lixa de grão fino para fazer o polimento, e depois é só limpar todo o pó acumulado com álcool ou flanela.

Se quiser reparar alguma parte desigual que o móvel tenha utilize uma lixa 80.

Tenha paciência

Todo trabalho visando a restauração de um móvel necessita de muita calma e paciência para que todos os procedimentos sejam realizados com sucesso.

O local em que irá realizar o trabalho também possui influencia, precisando de preferência ser iluminado e arejado.

Prepare o local antes de iniciar a restauração do móvel, você pode utilizar forros para cobrir o local ou até mesmo utilizar itens como jornais antigos para a proteção de alguma área especifica, evitando o acúmulo de sujeira ou até mesmo que caia pingos de tinta.

Conclusão

Restaurar móveis antigos é sempre uma boa ideia para conseguir renovar a aparência de diversas peças que temos em casa.

Através dessa restauração você pode economizar dinheiro, não optando pela compra de móveis novos e realizando os procedimentos com as próprias mãos.

Caso prefira contratar um profissional para a restauração de seu móvel antigo, peça um orçamento hoje mesmo sem custo.