Manutenção correta dos eletrodomésticos pode aumentar seu tempo de vida

Saber como cuidar dos eletrodomésticos é a melhor opção para aqueles que se preocupam em preservar esses itens, evitando custos elevados com consertos.

E o melhor de tudo é que na maioria das vezes mudando hábitos comuns, você consegue ter resultados incríveis na duração de vida útil dos aparelhos.

Para lhe ajudar nessa missão de como cuidar dos eletrodomésticos, separamos abaixo os principais eletrodomésticos que costumam estragar mais rápido e como fazer para promover um maior tempo duração para cada um deles, confira já:

1-Cuidados com a máquina de lavar

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que possui o valor mais elevado, e quando quebram, o preço de consertá-los também não é dos mais baixos.

Por isso é sempre importante tomar cuidados como, evitar deixar qualquer objeto de metal nos bolsos das calças, casacos, ou qualquer tipo de metal dentro da roupa.

É muito comum esquecermos algum item dentro dos bolsos, por isso sempre verifique as roupas antes de colocá-las para lavar na máquina.

Além disso, deixe sua máquina de lavar sempre protegida das variações climáticas, do sol e chuva, é importante colocar isto em prática para qualquer tipo de eletrodomésticos que tiver em casa e quiser preservar.

Maquina de lavar roupa

Maquina de lavar roupa

2-Geladeira

Cuidar das geladeiras não é uma tarefa tão difícil, basta ser paciente para seguir alguns conselhos.

Embora o tempo estimado de duração das geladeiras vai até 16 anos de funcionamento, muitos são os problemas que ao longo do tempo, pode surgir e prejudica-los.

Além disso, quanto mais você tentar preservar qualquer eletrodoméstico ou item que você possui, logicamente maior será o tempo de duração, principalmente funcionando perfeitamente.

Alguns dos cuidados necessários são, limpar a borracha de vedação todo ano, não colocar alimentos quentes ou deixar a porta aberta por muito tempo.

É importante também evitar um abre fecha da porta. É essencial que antes de abrir a geladeira você já tenha definido quais serão os alimentos que pretende preparar.

Isto além de ajudar a promover a vida útil de sua geladeira, evitando custos com conserto, também evita o gasto excessivo de energia elétrica.

Estes itens precisam estar sempre com algo dentro para que tenha um bom funcionamento, por isso é sempre necessário que deixe qualquer coisa dentro, como um vaso de água.

Outra ação que para muitos pode passar despercebido, é deixar os alimentos muito encostados na parede do interior da geladeira.

É importante não só evitar que isso aconteça, como de preferência colocar sempre os alimentos com um espaço entre um e o outro para facilitar a circulação de ar da sua geladeira.

Geladeira

Geladeira

3-Fogão

Um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa sem dúvidas é o fogão da cozinha., mas você já sabe como fazer para preserva-los e aumentar seu tempo de duração?

 

Para garantir que o aparelho irá ter um bom funcionamento você precisa sempre realizar a manutenção adequada com frequência.

Limpe sempre os bocais com muito cuidado, para evitar casos de entupimento.

A limpeza é muitas das vezes a razão pela qual os fogões costumam no futuro apresentar problemas como esse.

E quando isso acontece, você já sabe, tem que arcar com os custos. Será necessário que alguém competente realize a manutenção adequada, para fazer o desentupimento do bocal corretamente e de forma completamente segura.

Fogão

Fogão

4-Máquina de lavar louças

As precauções que precisam ser tomadas em relação a este aparelho é sempre limpar qualquer resto de comida que pode ficar localizado nas louças.

Caso você os deixe, futuramente é bem provável que o lava-louças apresente algum entupimento.

Também siga todas as regras e recomendações para manter o bom uso do aparelho.

Como por exemplo, sempre colocar os talheres, pratos e as panelas de forma separada uma das outras.

Também os deixe sempre para baixo, para que se torne mais fácil que estes itens recebam a água e o sabão.

Máquina de lavar louças

Máquina de lavar louças

5- Liquidificador

O liquidificador é um dos eletrodomésticos que mais apresentam quebras, e por isso os cuidados com este item precisam ser ainda maiores.

Geralmente o que causa o problema neles são as suas peças que permitem encaixa-lo, caso faça o encaixe com frequência, pode acontecer do mesmo não ser feito da forma certa, e desse modo, ter as peças se degastando conforme o tempo e a frequência de uso.

Outro fator do qual você deve se preocupar, está em verificar quais são as recomendações de uso do aparelho.

Você precisa ter acesso a informações de quais alimentos são ou não permitidos de serem colocados no seu Liquidificador, por exemplo, para evitar um estrago ou problema futuro por mau uso.

Liquidificador

Liquidificador

6-Micro-ondas

É necessário ter muito cuidado com o micro-ondas em casa, quando o mesmo é mal utilizado, muita coisa pode acontecer, desde sua falta de funcionamento, como alguns acidentes.

Se você não quer se envolver com nenhum tipo de problema por causa desse item, você precisa tomar cuidados como:

  • Não ligue o micro-ondas enquanto o mesmo estiver vazio;
  • Siga sempre as normas recomendadas pelo fabricante refere ao peso de utensílios ou pratos que serão inseridos nesse eletrodoméstico;
  • Use utensílios que são adequados para o seu produto;
  • Como pode notar, muitos hábitos do dia-a-dia embora pareçam inofensivos, podem lhe causar prejuízos no futuro, por isso, é importante agora que você já os conhece, evitá-las a todo custo.

 

Micro-ondas

Micro-ondas

7-Torradeira

Quem tem torradeira em casa precisa ficar atento em algumas ações simples, mas que quando postas em prática irão fazer toda a diferença.

Antes de utilizar a sua torradeira lembre-se de sempre secar as mãos, isto é essencial para não o molhar.

Evite também alguns tipos de objetos inflamáveis para evitar futuros problemas.

Mantenha a limpeza da torradeira sempre em dia, retirando dele todo o resto de comida que restar.

Torradeira

Torradeira

Como cuidar dos eletrodomésticos – Conclusão

Através de nossas dicas de como cuidar dos eletrodomésticos você consegue preservar os principais itens que você tem em casa.

Prevenir é sempre a melhor opção para evitar que ocorra problemas no futuro e muita dor de cabeça, além de não ser uma tarefa difícil, já que o necessário é sempre realizar a manutenção e dar a devida atenção a todas as instruções de uso, para evitar maus hábitos que podem sim reduzir a vida útil do seu eletrodoméstico, mas caso seu aparelho esteja estragado ou estragar é só pedir um orçamento sem custo de conserto de eletrodomésticos.